Processo de produção de couro
- Autor:LírioFonte:Www.walletwmazon
- Solte em:2017-06-14
O processo de fabricação de couro é dividido em três subprocessos fundamentais: estágios preparatórios, curtimento e corteza. Todos os verdadeiros couros passam por estes subprocessos. Um outro subprocesso, revestimento de superfície, pode ser adicionado na sequência de processo de couro, mas nem todos os couros recebem tratamento de superfície. Como existem muitos tipos de couro, é difícil criar uma lista de operações que todos os couros devem sofrer.
Os estágios preparatórios são quando a pele / pele é preparada para curtimento. Os estágios preparatórios podem incluir: preservação, imersão, calagem, destruição, flecar, dividir, reliming, deliming, bating, desengraxante, frizing, branqueamento, decapagem e depashling.
O bronzeamento é um processo que estabiliza a proteína do couro cru ou da pele, de modo que não se coloca, tornando-o adequado para uma grande variedade de aplicações finais. A principal diferença entre os couros em bruto e curtidos é que as peles cruas se secam para formar um material rígido e inflexível que, quando rebobinado (ou molhado), putrefacto, enquanto o material bronzeado seca a uma forma flexível que não se torna putrefacada quando molhada .
Existem muitos métodos e materiais de bronzeamento. A escolha depende finalmente da aplicação final do couro. O material de bronzeamento mais comum é o cromo, que deixa o couro bronzeado com uma cor azul pálido (devido ao cromo). Este produto é comumente chamado de azul molhado. Os couros, quando acabados de decapagem, geralmente estão entre pH 2,8 e 3,2. [Citação necessária] Neste ponto, os trabalhadores de curtumes carregam os couros em um tambor e mergulham em um flutuador que contém o licor de bronzeamento. Os esconderijos embebem enquanto o tambor gira lentamente em torno de seu eixo, e o licor de bronzeamento penetra lentamente através da espessura total da pele. Os trabalhadores cortam periodicamente uma seção transversal de um esconderijo e observam o grau de penetração. Uma vez que o processo alcança a penetração uniforme, os trabalhadores aumentam lentamente o pH do flutuador em um processo chamado basificação, que conserta o material de bronzeamento no couro - e o material mais bronzeado é fixo, maior a estabilidade hidrotérmica do couro e resistência à temperatura de encolhimento. O pH do couro curtido com cromo está tipicamente entre pH 3,8 e 4,2.