A complexidade, a despesa e o tempo envolvidos com o bronzeamento com taninos vegetais levaram, em 1858, ao desenvolvimento do uso de agentes de curtimento mineral. O princípio básico é o mesmo, removendo moléculas de água do colágeno e substituindo-os, mas o processo é muito mais rápido usando o cromo que é o agente de curtimento mineral mais popular hoje. Todo o processo pode ser automatizado e terminado em um dia, e os íons de cromo que deslocam a água e a ligação com o colágeno são muito menores que as moléculas de bronzeamento vegetal. Isso geralmente torna o couro bronzeado cromado mais fino e mais suave que o couro bronzeado vegetal.
O processo, no entanto, é menos natural do que quando se utilizam taninos vegetais. Envolve primeiro colocar os couros em sais ácidos para melhor fazer o cromo encaixar entre as moléculas de colágeno - e depois retornar as peles para um nível de pH normal.
Isso requer o uso de ácidos e outros produtos químicos, bem como os próprios sulfatos de cromo. Se não for devidamente gerenciado, estes terão um impacto ambiental negativo, e a indústria continua a ser pressionada para "limpar" à medida que mais regulamentos são introduzidos.
Usos e ambiente
Os couros curtidos com vegetais são geralmente biodegradáveis, mas o processo de bronzeamento exige o uso de mais água e mais agentes de bronzeamento do que quando o bronzeamento cromado. Os couros bronzeados por cromo, por outro lado, não podem ser reciclados como tal, mas algumas empresas agora extraem o cromo de couro não utilizado e revender o cromo para curtumes onde ele pode ser usado novamente.
Hoje, nada menos que cerca de 90% dos couros do mundo são bronzeados em cromo - em parte devido ao menor custo, mas também porque os couros curtidos com cromo são mais suaves e menos suscetíveis a manchas de água, tornando-os preferíveis para roupas, como casacos e luvas, e Estofados para, digamos, assentos de carro.
O couro bronzeado com vegetais continua a ser associado à tradição e artesanato, mas relativamente poucos curtumes hoje têm capacidade para produzir couro curtido em vegetais. O tempo e as habilidades envolvidas em sua produção tornam um material caro, reduzindo sua demanda. É um couro grosso e maleável, o que é ideal para produtos como sacos e cintos resistentes.
Ah, e aqui está um gráfico útil para tornar as coisas um pouco mais fáceis ...